A inclusão digital

A inclusão digital

 (24.05.11)

Charge de Gerson Kauer

Já alcançado pela compulsória dos 70 anos, o formal e jubilado operador do Direito compareceu ao Departamento Médico para exames de rotina.

O médico-chefe - homem que tem um baú de experiências no trato com autoridades - desfiou os ´ene´ motivos que recomendavam o exame de toque retal.

- Essa inspeção localizada e o exame de sangue para medir o PSA possibilitam confiável diagnóstico a respeito do câncer de próstata, cada vez mais numeroso entre os homens de terceira idade...

Etc etc.

Mas o distinto e provecto cidadão recusou a oferta e exigiu que os exames fossem apenas os rotineiros. Mas, instigado pelo alerta médico, expôs o assunto em casa, em conversa com a esposa, os filhos e até com o neto de 22 de idade. E definitivamente terminou por ceder quando a nora apresentou um argumento irretorquível:

- Meu caro sogro, deixe de besteira. Todos sabem que o exame é rápido, indolor...e o médico é experiente e o senhor terá a garantia de que está plenamente saudável.

* * * * *

Na semana seguinte, o jubilado operador do Direito retornou ao Departamento Médico onde teve o atendimento preferencial de sempre.

- Reconsiderei e vou fazer o exame - disse.

A atendente avisou o diretor-médico que a seu turno convocou a enfermeira.

- Por favor, entre na salinha, tire todas as peças de roupa, inclusive a cueca e vista este camisolão - disse ela, mansamente, entregando uma peça verde pálido.

O médico chegou logo e pediu que o visitante se deitasse em jeito apropriado, que lhe foi detalhado. O paciente - já acomodado na posição determinada - tentou um último recurso.

- Doutor, só uma observação...

- Diga!

- O senhor, como excelente médico, professor e pesquisador deve estar ciente das últimas descobertas científicas na área.

- Penso que sim.

- Pois é, li alguma coisa sobre novos métodos para o exame de próstata, que estão sendo experimentados em Londres e pensei que, aqui distante no Brasil, eu seria uma útil cobaia.

O médico - já com uma ponta de impaciência - procurou abreviar a conversa e foi objetivo na resposta:

- Existe um método novo, desenvolvido por médicos pesquisadores e por engenheiros da computação.

E o paciente curioso:

- Como é o nome desse exame, doutor?

- Esse exame chama-se "inclusão digital".

E sem esperar qualquer comentário ou reação, o médico pediu licença e rapidamente cometeu a "inclusão digital" nas respeitáveis profundezas do desembargador.

 

Fonte: www.espacovital.com.br
 

 

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...